quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Lógica Ecológica Vigente

"Outra cara de um mesmo modelo..."
Fonte: Google Imagens

Comprar produtos com "selo verde", alimentos orgânicos "de boutique", entre outros, te faz sentir mais (mentalmente) confortável?!
Para o sistema econômico vigente é fácil que nos sintamos culpados pelo (meio) ambiente. Enquanto a empresa, indústria, grandes corporações são as maiores responsáveis pelo esgotamento dos recursos naturais e deterioração SOCIAL e ambiental, somos nós quem a financiamos (junto da mídia que "nos consome"). Mas, se parássemos de consumir, a economia "parava" (utopia?!). Por isso, é mais fácil nos culpar(mos) pelos (pequenos) atos do que conscientizar(mo)-nos daquilo que compramos.


Digo isso pois a criança se sente culpada por desperdiçar água...energia...etc, enquanto que, muitas vezes esquece-se de (essencialmente) mostrar a ela que o maior e verdadeiro impacto está nos produtos industrializados (comida, roupa etc etc) e não (somente) no uso "ecologicamente correto" rotineiro... E essa questão não se limita somente aos pequenos...
Da regra dos 3 "R" (reduzir, reutilizar e reciclar), o primeiro é o menos apontado/aplicado (intencionalmente). 
O Desenvolvimento Sustentável ao mesmo tempo que se contradiz, se exclui, faz-se mito! Pois, "filho de peixe, peixinho é..."
Enfim, MUITAS são as questões que intrigam tal temática e valeria muito mais a pena conversar do que escrever.

Foi somente mais uma reflexão...certa e/ou errada, mas...uma opinião!

Amanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário